Amapá Turismo Unidades de Conservação

Que tal conhecer 4 unidades conservação na Amazônia em um roteiro de 7 dias ?

Expedições

Amazônia, Áreas Protegidas

O Roteiro  apresenta 4 Unidades de Conservação de grande relevância ecológica e belezas cênica, onde o ecoturismo  é uma atividade permitida e desejável para atingir o objetivo de uso múltiplo das Unidade de Conservação. Além da vivência no meio natural existe sempre a experiência partilhada com as comunidades, incentivando a cultura e o ambiente em que vivem. Esse roteiro é indicado para quem quer conhecer com mais intensidade a fauna e flora amazônica sem perder o conforto e a segurança.

                                            ROTEIRO 7 dias

 

1ª dia-  Chegada em Macapá

 

-Receptivo no aeroporto internacional de Macapá na madrugada ou ao longo do dia, conforme horário do voo.

-Transfer aeroporto / acomodação.

-Tempo livre em Macapá. Aproveite a oportunidade para fazer um passeio pelos atrativos turísticos mais relevantes de nossa capital, conhecendo os aspectos  geográficos, históricos e culturais. Indicamos a Fortaleza de São José, Museu Sacaca, Trapiche Eliezer Levy, Casa do Artesão, Igreja São José e Marco Zero do Equador.

-Refeições inclusas no pacote.

-Pernoite em Macapá, casa de morador local.

2ª dia - Visita RPPN Revecom / APA da Fazendinha / Rio Amazonas e Ilha de Santana.

 

- café da manhã.

-09:00 horas - Saindo do centro de Macapá de carro, percorrem-se 22 quilômetros até a Reserva Particular do Patrimônio Natural Revecom, os visitantes têm a oportunidade de observar mais de 250 espécies vegetais  e variadas espécies de animais da fauna amazônica, como a onça pintada, maior predador, a anta ou tapir, o maior mamífero terrestre brasileiro e a Harpia a maior ave de rapina do mundo, macacos, araras. Além dessas espécies, também podem ser observados grandes peixes  e as imensas tartarugas da amazônia. De um trapiche construído sobre o rio Amazonas, visualizam-se  a Ilha de Santana, o Canal Norte e parte da baía de Macapá.

-11: 30 horas -  O passeio na Área de Proteção Ambiental da Fazendinha, inicia de barco na bacia hidrográfica do Igarapé da Fortaleza, onde residem várias  famílias,  a arquitetura rústica das casas e pontes construídas às margens do igarapé dão uma beleza especial ao cenário. Durante o dia iremos conhecer  o modo de vida  dos moradores locais, como se desenvolvem  atividades econômicas por meio do uso sustentável  dos seus recursos naturais, agricultura, extrativismo, pesca e outros. Antes de ir embora,  o banho no rio Amazonas é uma ótima opção.

13: 00 horas - Almoço agendado com a comunidade local ou complexo da fazendinha.

14: 30 horas - Inicia o passeio de barco no rio Amazonas, aproximadamente uma hora da APA da Fazendinha até a Ilha de Santana.

Importante: As embarcações seguem normas de segurança da Marinha do Brasil e todos os condutores estão capacitados e credenciados para exercer a atividade com segurança.

-16: 00 horas -  Trilha ecológica da Samaúma: Um passeio cheio de surpresas e encontros surpreendentes com a água, a floresta  e com a cultura local. ótima oportunidade para conhecer o estilo de vida dos moradores da região e caminhar na floresta na companhia de um condutor local, conhecendo e apreciando igarapés, açaizais e várias árvores belíssimas, até chegarmos a Samaúma, maior árvore da região amazônica. Parada para  contemplar a árvore e ouvir os sons misteriosos da floresta. Dependendo da maré, o passeio também pode ser feito de canoa.

-Jantar

-Pernoite na Ilha de Santana, casa de morador local. Sítio Aldeia do Recanto ou Refúgio dos Pereiras.

3ª dia - Visita a APA do Rio Curiaú e Transfer Macapá / FLONA do Amapá

 

- Café da Manhã

-08:00 horas - Transfer de carro Santana / Macapá até a Área de Proteção Ambiental do Rio Curiaú . Os rios, lagos, floresta e a várzea do local mostram um belo cenário natural, sendo possível visualizar garças, marrecos, jaçanãs, mergulhões e outros pássaros. A área é povoada em sua maioria por comunidade de negros remanescentes de quilombo, onde a tradição do Marabaixo é difundida e transmitida através das gerações. Durante o dia iremos conhecer os aspectos ecológicos e culturais da comunidade, dança, instrumentos musicais, história, culinária e etc…

-12:00 horas -  Transfer de carro, 100 Km pela BR 156 de Macapá até o Município de Porto Grande.

-Tempo livre para apreciação da fauna e flora. O banho de rio também é super convidativo.

-13: 30 horas - Previsão de chegada no Município de Porto Grande. 

-Almoço

14: 30 horas -Transfer Fluvial Porto Grande / FLONA. São 50 km de rios a serem explorados, expondo os visitantes a inusitados encontros com a fauna, flora, pescadores e casas construídas às margens do rio.

Importante: As embarcações seguem normas de segurança da Marinha do Brasil e todos os condutores estão capacitados e credenciados para exercer a atividade com segurança.

-16:30 horas- Previsão de chegada na Base da FLONA, o lugar tem boa  infra estruturas de banheiros, cozinha e energia elétrica, servindo de apoio às atividades de ecoturismo e também é utilizado para estadia de pesquisadores e outros visitantes  aprovados  pelo órgão gestor ICMBIO. Acomodações simples mas bem aconchegante em redes, barracas e colchonetes.

19: 00 horas - Jantar

-Pernoite na base da FLONA.

 

4ª dia - Atividades na base da FLONA

 

-07: 00 ás 08: 00 horas - café da Manhã

-09: 00 horas - Trilha Ecológica do Falcino:  Caminhada de 3, 300 km entre a floresta super conservada,  o visitante desfrutará do passeio interpretativo pelo interior da mata, na companhia de comunitário que apresentará diversos pontos de interesses, permanecendo  parados em pontos estratégicos para observação da fauna, o uso de binóculos é indicado pois  maximiza a capacidade de visualização, onde também destaca-se na floresta árvores nativas centenárias, plantas é cipós medicinais, toca de animais, ninho de pássaros, fungos coloridos e outros.

-12: 00 horas - Almoço na base da FLONA

14: 00 ás 18: 00 horas - Passeios de lancha na FLONA. No verão os  rios Falsino e Araguari ficam com baixa profundidade e  seco, formam diversas corredeiras e bancos de areia, onde é possível admirar a beleza destas áreas naturais e desfrutar de um delicioso banho.

-Jantar

-Pernoite na base da FLONA

 

5ª dia - Vivência com a comunidade ribeirinha

 

-06: 30 horas - Café da Manhã

-08: 00 às 18: 00 horas - Um dia inteiro de atividades desenvolvidas com comunitários. Ótima oportunidade para vivenciar com mais intensidade o estilo de vida da região.

-19: 00 horas - Jantar.

-Pernoite na casa de morador local.

 

6 ª dia - Tranfer Macapá / FLONA do Amapá

 

-06:30 horas- Café da Manhã

-09: 00 horas -  Passeio de lancha no rio Falsino, no verão o rio fica com pouca profundidade, no período seco formam diversas corredeiras e praias, onde é possível admirar a beleza destas áreas naturais, e desfrutar de um delicioso banho.

-12: 00 horas- Almoço

-14: 00 horas - Retorno para Porto Grande:  No caminho, parada no Sítio do seu Gabriel e Dona Dolores para conhecermos o estilo de vida da família  que se sustenta com o cultivo do  macaxeira, milho, banana e outras espécies que serão apresentadas por eles durante a visita. Em seguida, teremos oportunidade de conhecer todo o processo de produção artesanal da farinha de mandioca, que é base da alimentação das populações amazônicas. Vivenciamos desde o cuidado com a “roça” até o trabalho final na casa de farinha.

-17: 00 horas - Previsão de chegada em Porto Grande:

Transfer de 100 km pela BR 156 até  Macapá. 

-19: 00 horas - Previsão de chegada em Macapá.

-Jantar

-Pernoite em Macapá, casa de morador local.

 

7ª dia - Dia livre em Macapá e transfer acomodação / aeroporto

 

-Transfer / aeroporto na madrugada ou ao longo do dia, conforme horário do voo.

 

Observação 1: O roteiro acima poderá sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso, ou outros que possam interferir na segurança ou bem estar dos viajantes.  

 

 

Solicitar orçamento

Rua Odilardo Silva, Nº1584-Centro

Macapá, AP

E-mail: reservation@amapaecocamping.com

  • Google+ Clean
  • Twitter Clean
  • facebook