PARNA do Cabo Orange | Turismo Estado Amapá

PARQUE NACIONAL DO CABO ORANGE

       O Parque Nacional (Parna) do Cabo Orange é uma Unidade de Conservação (UC) de proteção integral, criada com o objetivo de proteger ambientes marinhos e costeiros. 

      Foi criado pelo Decreto federal n°.84.913, de15 de julho de 1980, com uma área de 619 mil hectares. Possui uma faixa litorânea de 200 quilômetros de extensão e avança 10 quilômetros mar adentro. Está localizado no extremo norte do Estado do Amapá, abrangendo parte dos municípios de Calçoene e Oiapoque, na divisa com a Guiana Francesa (Figura imagem). OInstituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é o órgão responsável por sua gestão.

     O Parna possui algumas peculiaridades geográficas em virtude de sua localização. Ao norte e a leste limita-se com o oceano Atlântico; a oeste com as áreas indígenas Uaçá e Juminá; e ao sul e sudoeste com a Floresta Estadual do Amapá, Terra Quilombola Cunaní e o Projeto de Assentamento Vila Velha.

A partir de Macapá, o acesso ao Parna é pela BR-156 no sentido Oiapoque até o rio Cassiporé; um trecho de aproximadamente 500 quilômetros. A partir daí o acesso é fluvial até a vila Taperebá, onde está situada a sede do parque.

       Na área ocorrem cinco tipos de vegetações: floresta de terra firme, floresta de várzea, campo inundável, mangue e cerrado. A fauna também é bastante rica e diversificada, incluindo a ocorrência de onça-pintada (Panthera onca), suçuarana (Puma concolor), veado-campeiro (Odocoileus virginianus), jacaré-açu (Melanosuchus niger) e várias espécies de tartaruga, como a tartaruga-verde (Chelonia mydas) e a tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea).

     O Parna é um dos poucos lugares onde se pode encontrar o peixe-boi marinho e o de água doce (Trichechus manatus), sendo também reduto de várias espécies da avifauna, como o guará (Eudocimus ruber) e o flamingo (Phoenicopterus ruber). Encontram-se também ninhais de tuiuiús (Jabiru mycteria), marrecas (Dendrocygna autumnalis) e colhereiros (Platalea ajaja).

FONTE: Arquivo da Secretaria de Meio Ambiente do Amapá - SEMA

Rua Odilardo Silva, Nº1584-Centro

Macapá, AP

E-mail: reservation@amapaecocamping.com

  • Google+ Clean
  • Twitter Clean
  • facebook