PARNA M. do Cancão | Turismo Estado Amapá

Parque Munícipal do Cancão

        O Parque Natural Municipal do Cancão é uma Unidade de Conservação (UC) de proteção integral, criada com o objetivo de preservação de amostras da floresta amazônica, proteção dos recursos hídricos e valorização do patrimônio paisagístico e cultural do município de Serra do Navio. 

          Foi criado pelo Decreto municipal nº 85/2007- PMSN, de 14 de novembro de 2007, com uma área de 370,26 hectares. Está situado ao sul do município de Serra do Navio, porção central do Estado do Amapá, às margens do rio Amapari. Sua gestão é de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Serra do Navio (PMSN). 

           O parque limita-se a oeste com o rio Amapari, e no restante de sua fronteira limita-se com a expansão urbana do município de Serra do Navio. Partindo de Macapá, o acesso à UC pode ser via rodoviária e ferroviária. Via rodoviária, percorrem-se 108 quilômetros pavimentados pela BR-156 até Porto Grande, e mais 104 quilômetros sem pavimentação pela BR-210. O percurso via ferroviária, a partir do município de Santana, distante 21 quilômetros de Macapá, dura cerca de cinco  horas. A vegetação predominante na área é floresta ombrófila densa submontana.

        O parque encontra-se sob forte pressão antrópica por estar perto da área de expansão urbana do município de Serra do Navio, nas proximidades da BR-210 e ramais (Figura 25).

As alterações existentes decorrem de um processo histórico de ocupação do município de Serra do Navio, que culminou com a implantação da empresa ICOMI, cuja atividade principal era a exploração do manganês, que perdurou por 50 anos. 

         A UC ainda não possui plano de manejo e conselho gestor. Todavia,  atualmente é amparada pelas iniciativas de recuperação das áreas alteradas por parte da sociedade civil organizada em conjunto com o poder público. 

FONTE: Arquivo da Secretaria de Meio Ambiente do Amapá - SEMA

Rua Odilardo Silva, Nº1584-Centro

Macapá, AP

E-mail: reservation@amapaecocamping.com

  • Google+ Clean
  • Twitter Clean
  • facebook