PARNA Montanhas do Tumucumaque | Turismo Estado Amapá

Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque

        O Parque Nacional (Parna) Montanhas do Tumucumaque é uma Unidade de Conservação (UC) de proteção integral, criada com o objetivo de assegurar a preservação dos recursos naturais e da diversidade biológica, bem como proporcionar a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação, recreação e turismo ecológico. Trata-se de uma das maiores áreas protegidas de floresta tropical em área contínua do mundo. Por essa razão, sua criação destaca-se como uma grande oportunidade de projetar o Amapá no cenário mundial.

       Foi criado pelo Decreto federal s/nº, de 22 de agosto de 2002, com aproximadamente 3,9 milhões de hectares. Sua área abrange os territórios dos municípios de Oiapoque, Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari, Laranjal do Jari e Calçoene, no Estado do Amapá; e uma pequena área do município de Almeirim, no Estado do Pará. Sua gestão é responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).

      A UCé favorecida pela existência de fronteiras e áreas protegidas em seu entorno. Ao norte, estão a Guiana Francesa e o Suriname. No limite situado no Estado do Amapá, ao norte e sul, está a Floresta Estadual (Flota) do Amapá; a sudeste está a Floresta Nacional (Flona) do Amapá; e a sudoeste, a Terra Indígena (TI) Waiãpi. No lado paraense, a parte oeste do Parna, estão a Reserva Biológica (Rebio) Maicuru e a Flota do Paru, as quais atuam como um grande conector entre as áreas protegidas dos dois estados. 

      O Parque exibe um relevo acidentado, com altitudes entre 16 e 625 metros, além de áreas mais elevadas como a Serra do Tumucumaque e a Serra Lombarda. Topos de morro sem vegetação, denominados localmente de afloramentos rochosos, são avistados em várias partes da área, principalmente em sua porção oeste. 

 

          Além de assegurar a preservação da diversidade biológica, o Parna Montanhas do Tumucumaque cumpre um papel importante ao preservar as nascentes dos rios Araguari, Oiapoque e Jari, os três maiores rios do Estado do Amapá.

A vegetação predominante no Parna é floresta ombrófila densa submontana, rica em biodiversidade.

Fonte Arquivo: da Secretaria de Meio Ambiente do Amapá - SEMA

Rua Odilardo Silva, Nº1584-Centro

Macapá, AP

E-mail: reservation@amapaecocamping.com

  • Google+ Clean
  • Twitter Clean
  • facebook