RESEX M. Beija Flor Brilho de Fogo | Turismo Estado Amapá

Reserva Extrativista Munícipal Beija-Flor Brilho de Fogo

       A Reserva Extrativista (Resex) Municipal Beija-Flor Brilho-De-Fogo é uma  Unidade de Conservação (UC) de uso sustentável, criada com o objetivo de proporcionar maiores benefícios às populações extrativistas, proteger seus meio de vida e sua cultura e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais existentes na área. Seu nome é em virtude da ocorrência na região de uma das mais bonitas espécies de beija-flor do Brasil, o Brilho de Fogo (Topaza pella). 

Foi criada pelo Decreto municipalnº 139/2007- PMPBA, de 19 de novembro de 2007, com uma área de 68.524,20 hectares. Estálocalizada na parte sudeste do município de Pedra Branca do Amapari, no centro do Estado do Amapá. Sua gestão é de responsabilidade da Prefeitura de Serra do Navio (PMSN).

       A Resex faz limite ao sul com a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru; a oeste com a Terra Indígena Waiãpi; ao norte e a leste com a Floresta Estadual do Amapá; e a sudoeste com os Projetos de Assentamento Pedra Branca e Munguba. 

      O acesso à unidade é via terrestre, pela BR-156. Partindo de Macapá,são 195 quilômetros até o município de Porto Grande, de onde se percorrem mais 87 quilômetros pela BR-210. A vegetação predominante na Resex é floresta ombrófila densa submontana. A porção sul desta reserva já foi outrora ocupada e degradada, principalmente por garimpos, que hoje se encontram inativos.  A UC está a aproximadamente seis quilômetros de uma das áreas mais alteradas do estado, nas proximidades da BR-210 (Perimetral Norte), entretanto, seu interior permanece bastante preservado (Figura 21).

      A criação recente desta UC requer especial atenção do poder público municipal para cumprir a legislação ambiental, iniciando com a elaboração do plano de manejo e a criação do seu conselho gestor. Um dos desafios a enfrentar é a implementação da Resex, que tem sua área sobreposta ao limite da Flota do Amapá. 

FONTE: Arquivo da Secretaria de Meio Ambiente do Amapá -SEMA

Rua Odilardo Silva, Nº1584-Centro

Macapá, AP

E-mail: reservation@amapaecocamping.com

  • Google+ Clean
  • Twitter Clean
  • facebook